Apresentando a letra E – A ema

LETRA E

O alfabeto tem 26 letras, 24 consoantes e apenas 5 vogais, mas sem elas não conseguimos escrever nenhuma palavra.

A vogal E é a 5ª letra do alfabeto e a 2ª vogal.

Ela pode ser escrita de muitas maneiras: maiúscula ou minúscula, em bastão ou forma e como letra de mão ou cursiva.

Vamos pintar as letras abaixo, mas para escolher as cores, observe os nomes daquelas em que aparece a letra E. Use cores diferentes para as maiúsculas e minúsculas.

AZUL        LARANJA        VERDE        ROXO        VERMELHO

Escreva com sua própria letra: E  __________    e ___________

Com a letra E escrevo:

                          EMA

                    ELEGANTE

                    EXTRAVAGANTE

                    EXUBERANTE

                    ERRANTE

                    ESFOMEADA

                    EXAGERADA

                    ESTOUVADA

                    ESPEVITADA

                    EIS A EMA.

Ei! Palavras estranhas?

Veja o que significam:

EXUBERANTE – Viçosa, viva, cheia de energia e vigor.

ERRANTE – Nômade, que vive vagueando, mudando de lugar.

ESTOUVADA – Estabanada, desajeitada.

ESPEVITADA – Atrevida, esperta, petulante.

Labirinto do E

O papai está todo orgulhoso com o ninho que preparou para os filhotes!

Ajude a mamãe ema a chegar até lá para depositar os ovos.    

Curiosidades do mundo animal

A ema

A ema é a maior ave da nossa fauna, alcançando a altura de um homem.

É uma ave não voadora.

Grande como ela é, imagine como seria esquisito se voasse!

Mas, de certa forma, ela voa ao correr, pois é muito veloz, atingindo até 60 km por hora. Se ameaçada, abaixa o pescoço, abre as asas e sai ziguezagueando em disparada.

Seu corpo está adaptado para as corridas. Tem pernas compridas e fortes, sem penas, pés com 3 dedos poderosos para se firmar bem e garras para se defender. As asas ajudam a garantir o equilíbrio e mudar a direção.

Como não voa, suas penas são diferentes. São plumas macias que servem apenas para proteger o corpo.   

A fêmea é menor, com penas acinzentadas. O macho tem manchas pretas no pescoço, peito e costas. Vivem em bandos de 20 a 30 aves, andando pelo Cerrado ou pelo Pantanal.

Comem de tudo: capim, sementes, frutos, insetos, pequenos animais. Engolem até pedrinhas para ajudar a triturar a comida, mas bebem pouca água.

Na época da reprodução os bandos se dividem. Um único macho junta 5 a 6 fêmeas, que conquista fazendo uma espécie de dança, agitando as asas e cantando.

Ele prepara o ninho, preenchendo uma cova no chão com folhas e algumas das suas plumas.

Cada fêmea deixa ali 4 a 5 ovos. O macho os ajeita e espanta as fêmeas para longe, chocando ele mesmo durante uns 40 dias, sem comer ou beber, vivendo graças as reservas da gordura que tem no corpo.

Os ovos são grandes, com a casca dura e cobiçados pelos lagartos teiús, mas os papais são muito bravos e protegem o ninho e os filhotes. Enquanto eles não saem do ninho, seu alimento são moscas atraídas pelo cheiro forte das cascas dos ovos e suas larvas. Com 6 semanas, eles seguem e imitam o pai pelos campos.     

As emas são símbolos do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil e o mais rico do mundo em biodiversidade, com uma grande variedade de paisagens espalhadas pelas regiões mais centrais do país .

A Universidade de Brasília, com a parceria de outras universidades que estudam o Cerrado, criou o Museu Virtual do Cerrado, com informações e ações para a proteção deste bioma.

Veja em: http://cerrado.museuvirtual.unb.br

Ema Museu Virtual do Cerrado UNB – DF     

Predadores e ameaças  

Os grandes lagartos teiús gostam dos ovos das emas.            

Águias e gaviões perseguem seus filhotes, que também podem ser atacados por felinos menores como as jaguatiricas e até pelo lobo-guará, embora este prefira comer frutas.

As onças, tanto a pintada quanto a parda preferem as emas já grandes, bem como cachorros-do-mato, lembrando que elas não são presas fáceis, pois estão sempre alertas e dificilmente são vencidas quando fogem em disparada. Elas também se defendem com bicadas fortes e  unhas afiadas.

A Natureza é sábia e mantém todos em equilíbrio, desde que seu ambiente não seja ameaçado.

Os desmatamentos, que dão lugar aos pastos para criação de gado e extensas plantações de soja, ameaçam o território das emas. Elas acabam convivendo com os rebanhos e mesmo sendo úteis porque comem seus carrapatos, são atacadas por cachorros que vigiam as fazendas e podem ficar feridas gravemente. Nas lavouras são perseguidas porque gostam de comer os brotos das plantas, apesar de serem grandes aliadas para o controle de pragas como gafanhotos e lagartas.

Também são vítimas de caçadores, que querem suas plumas para fantasias de carnaval e fazer espanadores de pó!

Em algumas regiões, as emas correm risco de extinção; mas em outras, a criação de áreas de proteção ambiental permite que toda a fauna nativa possa viver livremente. 

Quem come quem?

Ligue cada predador ao alimento ao alimento desejado.

 

 

Perdido no pasto                                                                                                

Ajude o filhote perdido a escolher um caminho para encontrar o seu bando.

Verdadeiro ou Falso?

  • Os criadores de gado gostam das emas porque elas comem cobrinhas, carrapatos e moscas que perturbam o rebanho. V (   )    F (    )
  • Os plantadores de soja, trigo e milho perseguem as emas porque elas comem as sementes e brotos das plantas.  V (   )   F (   )

Sempre alerta! Aí vem um predador!

No quadro abaixo estão os nomes de predadores da ema. Circule aqueles que têm sílabas com a vogal E.

Escrevendo com E e

A vogal E pode aparecer no início, meio ou fim das palavras.

Pode representar uma única sílaba ou formar sílabas junto a outras letras, vogais ou consoantes.

Veja:

Lembrando:

A letra maiúscula é usada para os nomes próprios, isto é, nomes e apelidos das pessoas e personagens; nomes das cidades, rios, serras…   

Veja:    Estação Ecológica Serra das Araras 

Localização: Porto Estrela, Mato Grosso   

A ESTEC Serra das Araras é uma das principais regiões de proteção do meio–ambiente, localizada entre áreas do Cerrado e do Pantanal. 

Além da ema, conheça outros animais adaptados a esses habitats.

Aproveite e complete seus nomes escolhendo uma das sílabas da coluna do meio.    

Cerrado e Savana

O Cerrado brasileiro e a Savana africana têm em comum a pouca quantidade de chuva. A vegetação é mais seca, em geral baixa e rasteira, chamada de gramínea. Além de muito capim, crescem arbustos e árvores pequenas, afastadas umas das outras, com galhos também mais secos e retorcidos. Em algumas áreas pode haver matas. Apesar do clima seco, isso não significa que não existe água. Ao contrário, muitas nascentes dos nossos maiores rios estão no Cerrado, chamado por isso de berço das águas. Uma grande variedade de animais se adapta a essas condições.

Complete os diagramas colocando a vogal E nos quadros marcados e encontrará listas de animais da fauna de cá e de lá.

A maior ave do mundo   

A ema é a maior e mais rápida ave terrestre brasileira.

O avestruz, seu parente africano, é ainda maior e mais veloz. Pode medir até 3 m e pesar 150 kg! Seu ovo pesa 1,5 kg, três vezes mais que o ovo da ema. O avestruz é a maior ave do mundo e também é uma ave não voadora.

Outro parente é o emu, o avestruz australiano, a segunda maior ave terrestre do mundo, um pouco mais alto que a nossa ema, atingindo 2 m e bem mais robusto, com cerca de 60 kg.

Todas são pernaltas e boas corredoras. Imagine uma competição entre elas!

Você vai ser o juiz.

Escreva no pódio os nomes das vencedoras, pela ordem de quem corre mais depressa.

Outras aves não voadoras

O casuar vive na Austrália e Nova Guiné e é a ave mais perigosa do mundo.

É tão grande quanto a ema, chegando aos mesmos 1,70 m de altura, mas pesa quase o dobro, cerca de 60 kg. Em tamanho só perde para o emu e o avestruz.

Sua aparência é exótica, com penas pretas, a cabeça e o pescoço azuis, papo vermelho e bico amarelo. Tem uma espécie de crista dura, como um capacete, que serve para abrir caminho na floresta, onde gosta de se esconder. 

Tem garras grandes, com o dedo do meio na forma de um punhal afiado, que pode matar um homem, razão pela qual é comparado ao dinossauro Velociraptor.

O kiwi vive na Nova Zelândia e é a menor das aves terrestres, do tamanho de uma galinha grande, com até 45 cm e 3,5 kg. Em proporção, bota o maior ovo entre todas as espécies de aves, cinco vezes maior que um ovo de galinha, pesando 1 kg!

Tem a plumagem fofa, bico comprido e fino e longos bigodes. Vive andando durante à noite e quando o dia amanhece, cava um buraco para dormir. 

Esta outra habitante do Cerrado não tem parentesco com a ema, apesar dos nomes parecidos. É bem menor, com cerca de 1 m e apenas 1,5 kg. Não é terrestre, ou seja, não voadora. Ela pode fazer voos curtos para fugir de predadores ou subir em árvores, onde faz ninho e dorme.

 Tantas aves, quantos ovos?

Brancos, cinzentos, com pintas, quantos ovos você consegue contar?

Responda bem depressa:

EMA EMA EMA

QUAL É O NOME DA CLARA DO OVO?

Deixe um comentário