Apresentando Im – im – O tuim

Com IM escrevo:

O TUIM

—–

SIMPLES ASSIM,

UM SÓ TUIM

CANTA EM CLARIM.

—–

SIMPLES ASSIM,

UM CASAL DE TUINS

AMOR SEM FIM.

—–

SIMPLES ASSIM,

EM REVOADA,

TODOS AFINS.                   

O que é isso?

    CLARIM – Pequena corneta, que pode ter som agudo e curto.

    • REVOADA – Voo em conjunto, voltando ao ponto de partida; esvoaçar.

    • AFINS – Iguais, parecidos.

Curiosidades do mundo animal

O tuim

Talvez você conheça este periquitinho verde, o menor do Brasil.

Ele vive em todas as regiões, à beira das matas e florestas, mas também nas cidades, nos parques, jardins e pomares. Sempre em bandos barulhentos, camuflados na copa das árvores de onde saem voando, tão rápidos que, na verdade, não é tão fácil avistá–los. Usam gritos para contato, agudos e curtos.

O tuim tem apenas uns 12 cm e pesa cerca de 25 g. Os machos são diferentes das fêmeas, com o corpo verde–amarelado, mas com penas azuis no alto e debaixo das asas, e quase violetas na cauda. As fêmeas são quase totalmente verdes, com partes amareladas na cabeça e nos lados do corpo.

Quando se acasalam, ficam juntos para sempre. São carinhosos, cuidando um do outro. A reprodução se dá nos meses mais quentes. Fazem o ninho em ocos de árvores ou de cupinzeiros e também aproveitam as casas abandonadas do joão–de–barro. A fêmea põe de 3 a 8 ovos e cuida do ninho a maior parte do tempo, mas o macho também ajuda. Os filhotes nascem depois de 20 dias, são bem feinhos, pelados e cegos.  Com 30 dias já podem sair do ninho e acompanhar os pais.

Procuram arbustos ou árvores frutíferas para se alimentar, preferindo as sementes do que as polpas.  Gostam mesmo é de coquinhos! Usam o bico como um terceiro pé e as patas para segurar e levar a comida até a boca.

________________________________________________________________

Observação de aves e o programa “Vem Passarinhar”

A observação de aves começou no Observatório de Aves do Instituto Butantan em São Paulo. Desde sua fundação em 2014, foi se tornando uma prática de tanto sucesso que passou a ser adotada em todo o país através do programa “Vem Passarinhar”. Graças a colaboração de outras instituições como as Secretarias do Meio Ambiente em diversas prefeituras e a Save Brasil – Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil  são organizadas caminhadas em Parques e Unidades De Conservação para todos os interessados em conviver com a natureza. Os grupos são sempre acompanhados por monitores que orientam a prática da observação emprestando binóculos e ajudando a identificar as inúmeras espécies da nossa fauna. Muitas pessoas também gostam de fotografar e filmar as aves ou gravar o seu canto. Através do registro de uma ave é possível descobrir inúmeros detalhes importantes sobre ela: onde se abriga, seu alimento, a construção do ninho e o cuidados com os filhotes…. Esses registros podem e devem ser compartilhados em sites especializados como o WikiAves- A enciclopédia das Aves do Brasil e o eBird, que organizam todas as informações.

Mais do que um passeio gostoso, o Vem Passarinhar também é um programa de pesquisa sobre as nossas aves, ajudando na divulgação científica e na consciência sobre a importância de protegê-las, cuidando da sua morada,  desde o jardim de casa, para quem tem a sorte de ter um, às praças e parques das  cidades e  às reservas de florestas que ainda restam!

Se você quiser fazer da observação de aves seu novo passatempo veja em: https://savebrasil.org.br>observaçao.

Veja também as dicas que a bióloga Natália Allenspach nos dá em seu site: https://apassarinhologa.com.br

Tuim – Passarinhando no campus da Universidade Federal de São Carlos – SP

Foto Natália Allenspach

Preferências e Estratégias

Em comparação com outros periquitos, os tuins têm mais papilas gustativas e sentem as diferenças de sabores como o azedo e o amargo e é claro, gostam mais das frutas doces como mamão, jabuticaba, goiaba, manga e laranja.

Precisam estar sempre de olho nos seus predadores, gaviões e cobras. Apesar de pequenos, sabem se defender, ficando bem quietos e sem se mexer, camuflados no meio das folhas verdes, mas por via da dúvida, mirando bem seu inimigo.

Perigo no capim

Numere os quadrinhos na ordem correta e ajude o tuim a se camuflar.

Amor sem fim

Os tuins gostam muito de voar em bandos e são muito ligeiros. Quando pousam, cada par fica sempre junto. O macho e a fêmea são muito carinhosos, ficam alisando as penas um do outro e tagarelando: – tuim…tuim…

Eles também gostam muito de tomar banho, principalmente de chuva! Parecem bem alegres, cantando e arrepiando as penas. Como têm garras fortes, até fazem acrobacias e ficam pendurados de cabeça para baixo, para melhor aproveitar a água.

Camuflados no meio das folhas, nem se percebe como os bandos podem ser grandes. É uma surpresa ver a quantidade deles quando novamente levantam a revoada.

De olho no jardim!

Com apenas duas linhas retas separe os pares no primeiro conjunto de tuins.

Encontre o intruso no segundo conjunto.

Escrevendo com Im im

Dicionário ilustrado das aves

Caça–enigmas

  1. Casal inseparável  2. Aves marinhas que não voam  3. Talentosos flautistas

Im ou In

Leia em voz alta os nomes das aves nas colunas abaixo:

Note que o som é o mesmo tanto nas sílabas com IM, como nas sílabas com IN.

Então, quando usamos um ou outro ao escrever?

Na primeira coluna as sílabas com IM ficam no final das palavras ou antes da consoante P.

Na segunda coluna as sílabas com IN ficam no começo ou no meio das palavras.

Repare bem como esta regra se aplica na palavra PINGUIM.

Agora é com você! Complete com IM ou IN.

O que acontece com PINGUIM- IMPERADOR?

M antes de P e B

Lembrete:

Por isso, em IMPERADOR a sílaba IM aparece logo no começo da palavra, antes da letra P

Já em PINGUIM, a sílaba com IM está no final, pois não antecede P ou B.

Outros exemplos:

Você já tinha ouvido falar em TIMBU ou SINIMBU?

Esses são nomes indígenas para o pequeno gambá de orelha branca, que vive em vários habitats e para a iguana verde, que vive nas florestas, mas se adapta até em sua casa, como animal de estimação! Mas será bom tirar um animal silvestre do  seu habitat natural?

Agora é com você.

Separe as sílabas dos nomes indígenas desses outros animais.

Investigue quem são, faça ilustrações e complete a qual espécie pertencem.

• ACARATIMBÓ    _____________________________

Pernalta, com longas asas brancas, plumagem amarela, bico comprido. 

É uma ________________.

• ARACIMBORA  _____________________________

Tem escamas prateadas e douradas, vive no oceano.

 É um _______________.

Diminutivos terminados em IM

 Conhece o BANDOLIM? É um instrumento de cordas, como um pequeno violão na forma de uma amêndoa. A palavra vem do italiano “mandolina”, amendoazinha.

Veja quem toca o bandolim no desenho abaixo:

Os saltimbancos

Que tal uma banda de pássaros? Com cordas, sopro e percussão!

Para o Flautim, só mesmo um flautim! Para o bom sambista Fim–fim, um tamborim e para o Chupim, mestre do chorinho, um bandolim.

Na plateia, quem tem o nome com o som IM ou IN?

Deixe um comentário