Apresentando Um-um – O mutum

Com UM escrevo:

O MUTUM

—–

DE MODO ALGUM

ELE É COMUM

—–

UM PENACHO DESLUMBRANTE

UM CANTO RETUMBANTE

—–

TUM TUM TUM 

EIS O MUTUM

Use e abuse do vocabulário

  • PENACHO –  Porção de penas que ficam levantadas no alto da cabeça das aves, crista, topete.
  • DESLUMBRANTE – Vistoso, Impressionante, que provoca admiração.
  • RETUMBANTE – Som forte, que ressoa, faz eco, pode ser ouvido de longe.
  • TUM TUM TUM – Palavra que imita o som do canto dos mutuns, por isso eles têm esse nome.

Curiosidades do mundo animal 

O mutum

O mutum é uma ave  grande, que pertence ao grupo dos galináceos, pois tem o corpo arredondado como as galinhas e  prefere, como elas, ficar no chão onde procura alimento.

Mas o mutum é bem maior e corpulento  que uma galinha, mais ou menos como um peru, medindo cerca de 80 cm a 1m de comprimento e pesando entre 2 a 3 kg.

Ele voa apenas distâncias curtas, quando sobe em árvores baixas para dormir empoleirado, fazer ninho ou fugir de predadores.

Como ave arborícola, prefere viver em matas de vegetação baixa ou na borda de florestas mais fechadas,  mas sempre próximos de um curso de água.

Existem 14 espécies de mutuns e escolhemos para representá-los o mais comum deles, o mutum-de-penacho.

Os machos e fêmeas dessa espécie são bem diferentes.

Os machos têm o corpo quase todo preto, apenas com uma parte branca na barriga. A cauda é comprida, também preta, com as pontas das penas brancas. O bico é amarelo com a ponta preta.

As fêmeas têm a cabeça e o pescoço escuros, num tom marrom forte,  com o peito e a barriga em tons castanhos. As costas são rajadas de branco,  o que dá a elas uma aparência toda listradinha e a cauda também é mesclada de preto e branco. O bico é preto com uma mancha amarela na base.

Como típicos galináceos suas asas  são arredondadas e não muito grandes, mas seu porte é imponente.

No alto da cabeça têm um penacho que se destaca, com um grande tufo de penas crespas,  curvadas para a frente. Quando os machos querem se exibir para as fêmeas ou quando se sentem ameaçados, eles levantam o penacho como um sinal de poder.

Sua alimentação é bem variada. Comem brotos das plantas, folhas, flores, sementes e frutas caídas no chão e também caçam pequenos animais como caracóis, centopéias e gafanhotos,  aranhas, lagartixas e pererecas.

Na época da reprodução, o macho escolhe uma fêmea com rituais de dança e canto. Ela será sua parceira pelo resto da vida,

Ele faz um ninho grande com gravetos e folhas, bem camuflado no alto das árvores, e lá a fêmea coloca dois a três ovos e fica chocando durante um mês. Os filhotes já nascem espertos e voam atrás dos pais logo nos primeiros dias. Durante uns 4 meses eles ficam todos juntos, mas os mutuns não gostam de dividir seu território e assim que os filhotes ficam grandes não são mais aceitos por perto.  

Apesar de serem aves de grande porte, não é fácil avistá-los na mata. Eles são arredios e ficam escondidos no meio da vegetação.

Vivem em muitas regiões, desde a Amazônia até o Cerrado e a Mata Atlântica e por isso pode parecer que não correm risco de extinção, mas são uma espécie considerada vulnerável por causa da perda de habitat pelos desmatamentos, queimadas e também pela ação de caçadores que apreciam sua carne saborosa.

Na natureza seus principais predadores são o gavião carcará e o lobo-guará.

Saindo para o almoço

Descubra o que cada mutum escolheu para seu almoço e anote o  número da iguaria em cada um dos círculos que estão ao lado deles.

Protegendo os mutuns

Entre outros programas de proteção aos mutuns, a SAVE BrasilSociedade para a Conservação das Aves do Brasil , desenvolve desde 2019, o Projeto Mutum-de-Penacho .

O Projeto é uma parceria com a Usina Hidrelétrica Água Vermelha, que construiu uma grande represa na região noroeste de São Paulo, nas cidades de Ouroeste e Iturama. 

Mesmo com aprovação e licença ambiental do IBAMAInstituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a construção de barragens para formar a área alagada para a instalação da usina provocou grandes  prejuízos ao meio-ambiente.

A  destruição da vegetação nativa e a mudança no curso dos rios colocou em risco a sobrevivência de muitos animais aquáticos e terrestres que ali tinham o seu habitat natural.

Este foi um dos motivos para a diminuição da população de mutuns nesta região.

Como medida de compensação, a usina precisou restaurar florestas e adotar programas para a conservação das espécies afetadas.

O Projeto Mutum-de-Penacho  vem reabilitando muitas aves resgatadas de áreas desmatadas e também do tráfico de animais silvestres,  para que possam ser novamente soltas no seu ambiente natural. 

Veja em http://savebrasil.org.br

Casal de mutuns e filhote – Projeto Mutum-de-penacho – Foto João Sérgio Barros – SAVE Brasil

Repovoando a mata

Ajude o mutum que foi solto na mata a se adaptar novamente à vida na natureza, encontrando uma companheira  para formar uma família.

Escrevendo com Um-um

Note que ao falar em voz alta o nome MUTUM, ele se divide em dois pequenos pedaços, ambos com a vogal U

Cada um desses pedaços representa um som diferente, as sílabas MU e TUM.

A primeira sílaba pertence à família das sílabas simples MA ME MI MO MU.

Nesta família as sílabas são formadas pela consoante M seguida da vogal U. 

Assim como MUTUM temos MURUCUTUTU.

Na segunda sílaba a ordem fica ao contrário, primeiro a vogal U e depois a consoante M, mudando totalmente o som quando pronunciamos.

Temos nesse caso a família AM EM IM OM UM.

Assim como MUTUM temos ANUM.

Veja como formamos as sílabas e as palavras:

Agora é a sua vez de destacar as sílabas dos nomes dessas outras aves.

Veja mais dois exemplos de nomes com o som UM e aproveite para pintar as aves de acordo com sua descrição.

Completando as sílabas

Note como  juntando U + M podemos formar o mesmo som  no começo, meio ou fim das palavras.

Abaixo você vai descobrir três frutas típicas das nossas matas, importantes para a alimentação e preservação das aves.

Plural das palavras terminadas em UM

Atenção para a regra:

Veja:


Agora é a sua vez!

Somando e Multiplicando

Falando em plural, que tal aumentar o número de árvores nas matas?

O reflorestamento é muito importante para a vida não só dos mutuns, mas de todos os outros animais silvestres.

Você já experimentou as cumbixabas?

Também chamadas de grumixamas ou cerejas-do-brasil, elas são frutinhas redondas e de cor escura com a polpa azedinha e muito gostosa.

A grumixameira é  uma árvore bonita, de tamanho médio, com flores brancas perfumadas e que hoje está em risco de extinção. 

Seus frutos atraem não só as aves, mas também outros animais como macacos, roedores e lagartos, que, por sua vez são importantes para a dispersão das sementes e a manutenção da mata.

Cada frutinha pode ter uma ou duas sementes e elas são muito usadas para preparar mudas para o reflorestamento e também para plantio nas cidades.

Pense como você poderia formar muitas mudas depois de saborear as cumbixamas! 

Faça essas continhas:

Reflorestando

Os animais andam pelas florestas à procura de alimento, abrigo, companheiros ou até mesmo para fugir de predadores. É muito importante que encontrem corredores ligando as partes de mata que sobraram para que possam sobreviver.

Vamos ajudar a formar esses corredores?

Observe a sequência de números e escreva qual é o número seguinte:

1 3 5 7 ______

Use o número que completa a sequência e desenhe árvores para formar um corredor entre as duas reservas de mata.

Para terminar a lição, uma canção do nosso folclore:

PIÁ DO MUTUM

NO MEIO DA MATA EU VI

UM PIÁ DE DOIS MUTUM

PIAVA QUE ARRETUMBAVA, MANINHA

OI TUM,TUM,TUM,TUM.

—–

DEBAIXO DO MANDICÁ

EU VI DOIS MUTUM PIAR

PIAVA E ARRETUMBAVA, MANINHA

OI TUM, TUM, TUM, TUM.

xxxxx

Deixe um comentário