Psicóloga de formação, com graduação na USP nos anos 70, a infância sempre foi meu principal foco de estudo e aplicação tanto na área clínica como educacional.
Mas não foi a Psicologia que me levou a escrever para crianças.
Ao contrário, foram os contos de fada, com seus animais humanizados e criaturas fantásticas que me atraíram desde sempre para o universo do pensamento mágico, com suas possibilidades de interpretação dos conteúdos inconscientes e expressão dos sentimentos.
“O gato solitário” foi meu primeiro livro e segue como referência ao explorar a vida emocional das crianças, refletindo como num espelho (mágico!) alegrias e dores do crescimento.
A Literatura permite embarcar na linguagem natural da criança, um jogo divertido de faz de conta, onde tudo pode ser possível, num desdobramento sem fim, em que um elo se engata em outro e outro e a gente vai seguindo junto, descobrindo, imaginando, crescendo…
O blog é um meio de reunir textos que ficaram no fundo na gaveta.
Por outro lado, ao ajudar crianças com problemas emocionais decorrentes de distúrbios como desajuste escolar e dificuldades de aprendizagem, muitas vezes agreguei à Ludoterapia atividades paradidáticas, como meio de redescoberta do prazer de estudar e de resgate da autoconfiança.
O blog é também um meio de organizar essas atividades, na forma de almanaques. Usei como estratégia para compreensão de textos, assimilação de convenções ortográficas e algumas regras gramaticais, os diferentes empregos das vogais na formação das palavras em atividades típicas como associações, caça-palavras, cruzadinhas, labirintos… , sempre inseridos no universo semântico dos animais da nossa fauna, cujos nomes são palavras-chaves exploradas em diversos tipos de textos.
Linha do Tempo








- Psicologia da Criança e Problemas do Desenvolvimento. Editora Vozes, RJ, 1983
- O gato solitário. Editora do Brasil, SP. 1985. Ilustração Wanda Cardim. Prêmio Fernando Chinaglia, União Brasileira de Escritores, 1980. Selecionado pela FAE–MEC para o programa Sala de Leitura, 1985
- O mistério do rabanete vermelho. Editora do Brasil, SP, 1985
Coleção Espelho Mágico, Editora do Brasil, SP, 1988
- As três caixinhas. Ilustração Edu Andrade
- A galinha de Angola. Ilustração Wanda Cardim
- Um nome de cabrito. Ilustração Wanda Cardim. Selecionado para o livro didático: “Eu chego lá”, Maria de Conceição D. Melo, Ed Atica, SP, 2000
- Quem quer que eu conte outra vez. Ilustração Ranieri
- A mochila que pesava demais. Ilustração Rogério Borges. Selecionado pelo FNDE, FDE, SSE–MG
- Miranda e o bem-te-vi. Ilustração Rogério Borges