Com an escrevo:
A ANTA
A ANTA ANDA TANTO,
TANTO ANDA
E NÃO SE CANSA.
—–
ANDA A ANTA
COMENDO PLANTA.
——
SERÁ QUE COM TANTA ANDANÇA
A ANTA NÃO FICA TONTA?
OU MANCA?
——
E SE ANDA TANTO,
COMENDO SÓ PLANTA,
POR QUE TANTA PANÇA?
——
E AS ANCAS!
Curiosidades do mundo animal
A anta
A anta é o maior animal mamífero terrestre da nossa fauna. Só para ter uma ideia, ela chega a ter duas vezes o tamanho de uma onça!
Apesar de grande e forte, é sossegada e indefesa. Costuma ficar escondida em sua toca durante o dia e andar sozinha à noite, procurando raízes, brotos, folhas e frutas para comer. Ela usa o focinho, na forma de uma pequena tromba, para cheirar e escolher as plantas que gosta.
Merece ser chamada de “jardineira da floresta” pois, enquanto anda comendo folhas e cortando ramos, vai fazendo uma espécie de poda das plantas que ajuda o seu crescimento.
Ela também espalha uma grande variedade de sementes. Além das pequenas como as da goiaba ou os coquinhos de que tanto gosta, somente ela consegue engolir frutas grandes como o jatobá ou o jenipapo e expelir suas sementes inteiras pelo meio da floresta, ajudando a formar novas mudas das árvores nativas.
Ela também gosta muito de milho, arroz e cana e invade as plantações perto do seu território. Por isso é perseguida pelos fazendeiros e por caçadores, que por sua vez, gostam de um churrasco de anta, o que é proibido.
Além do homem, seus outros inimigos são a onça e a cobra sucuri. Mas ela é esperta, ao contrário do que dizem. Procura ficar sempre perto de um rio, por onde consegue fugir depressa, pois apesar de grandalhona e pesada, mergulha e nada muito bem. Se for preciso ela ataca com cabeçadas e dentadas.
A anta tem apenas um filhote por vez, que é todo listradinho de branco e vive junto da mãe até completar um ano e desmamar.
As antas da Amazônia
Na imensidão da Amazônia é muito difícil acompanhar a vida das antas pois, além de terem hábitos noturnos elas andam muito, percorrendo grandes distâncias. Ainda assim, muitos projetos procuram registrar a presença delas com armadilhas fotográficas. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA mantém especialmente o Grupo de Pesquisa de Mamíferos Amazônicos – GPMA. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas – SEMA, os cientistas se juntam a pequenas comunidades que vivem dos recursos naturais, todos lutando pela preservação da floresta e seus habitantes. Não é exagero dizer que a anta é sua principal aliada. Merecidamente, comemoramos em 27 de Abril o Dia Internacional da Anta.
Veja https://gpmainpa

Foto Divulgação SEMA – GPMA
Desafio: Existem outros mamíferos na nossa fauna maiores do que a anta, mas eles não são terrestres. Vivem na água doce ou no mar, mas não são peixes. Quem são eles?
Bom apetite
Ligue cada animal ao alimento que ele mais gosta de comer.

Escrevendo com An an
Usamos o som an no começo da palavra anta.
Mas este som também pode aparecer em sílabas no meio de outras palavras. Veja:
CALANGO CARANGUEJO
O som an aparece no meio do nome de outro animal da nossa fauna, que também é famoso pelo seu tamanho.
Ligue a sequência dos números e descubra qual é esse animal e depois complete a legenda com o seu nome.

Desafio: Descubra mais dois animais que também têm o som an no meio do nome.
Um deles é o maior animal terrestre do mundo e vive na África. Uma dica: ele também tem tromba.
O outro vive na Austrália e guarda o filhote numa bolsa que tem na barriga.
Se precisar de mais uma dica, dê uma olhada na próxima atividade;
Que bicho é esse?
A anta é um bicho muito esquisito.
Ela é da família dos cavalos, mas tem o corpo parecido com o do porco, com as pernas curtas e os pés como os do rinoceronte, com três dedos e unhas iguais aos cascos do boi. E o focinho é como a tromba do elefante, só que menor. Veja que confusão fez o desenhista.
Foi desenhar uma anta e misturou tanto os animais que já nem sabe quem são.
Você pode ajudar, descobrindo qual é o número da cabeça certa para cada corpo?

Vamos inventar nomes para os bichos inventados pelo desenhista?
Ligue cada par de bichos abaixo ao nome que resulta da sua mistura.

Desafio: Invente outros bichos esquisitos embaralhando nomes.
Muito Bom! AGUARDANDO ANSIOSA A PRÓXIMA POSTAGEM.
CurtirCurtir